terça-feira, 2 de março de 2010

Mais de 1.500 consultas marcadas- (Jornal O Diário)

Excesso de público no primeiro dia de atendimento no posto de saúde da Várzea provoca confusão e reclamações
Fernanda Pamplona
Uma possível dificuldade na marcação de consultas e exames no Posto de Saúde da Várzea resultou, na manhã de ontem, em um grande tumulto. Muitas pessoas que estavam na fila desde as primeiras horas do dia afirmavam que a falta de atendentes e o descaso motivou a reivindicação, principalmente porque idosos e gestantes esperavam pelo atendimento, e a polícia foi chamada ao local para acalmar a situação. De acordo com a prefeitura, o que houve foi um desentendimento, pois muitas pessoas acreditaram que, com o fim do 0800, o agendamento de consulta deveria ser feito nos primeiros dias do mês - quando, na verdade, pode ser feita diariamente, durante o horário de funcionamento do posto.
A aposentada Eliane França afirmou que, mesmo chegando às 5 e meia da manhã, só conseguiu ser atendida quando a equipe do O DIÁRIO chegou ao local. “Muitas pessoas chegaram aqui de madrugada para marcar exame e consulta. Quando fui chegando próximo do atendimento, o rapaz já estava gritando com todo mundo igual a um louco. Quando chegou a minha vez, reclamei da demora e o guarda não gostou, gritando comigo. Por causa da confusão, eles chamaram a polícia. Expliquei a situação para ele, porque estavam todos revoltados. Quando o pessoal viu vocês do DIÁRIO chegando, colocaram mais uma pessoa para atender”, explicou. Até então, de acordo com a aposentada, havia somente uma pessoa atendendo – e a fila virava a esquina.
Muitas das pessoas que passaram a madrugada aguardando o horário de atendimento do posto desistiram de marcar consulta pela demora. Outras estiveram no posto três vezes e, por não conseguirem atendimento, também foram embora. A chegada da Polícia Militar acalmou a situação e o atendimento foi restabelecido, mesmo que lentamente. A fila no local ainda era grande, assim como a movimentação no posto de saúde.

Um comentário:

  1. Atento ao fato, cientificado que foi pelo Paulinho ( Sr. Paulo Cavalieri ) Diretor do Deptº. de Administração da SMS, o Sr. Secretário de Saúde ( Dr. Maurílio Schiavo ) tomou medidas administrativas severas para que casos semelhantes não mais ocorram.

    ResponderExcluir