segunda-feira, 1 de março de 2010

Filas para marcação de consulta

Amigos, no dia de hoje ocorreram filas nos postos do Cemusa e CES para marcação de consultas. O fato aconteceu devido a cultura existente na população de que deve correr para os postos de saúde no primeiro dia de marcação. No CES o Guilherme e Fernando estão trabalhando para melhorar o atendimento, peço a todos os recepcionistas muita paciência e compreensão neste momentos, abaixo alguns lembretes que devem ser seguidos a risca neste momento ;

1- Não podemos fazer ping-pong com o paciente. Se ele já veio de uma unidade e não consegui marcação, não mande ele pra outro posto ou de volta para a unidade de onde veio. Caso não consigam resolver anotem o nome, telefone , identifiquem o paciente e me passem estes dados imediatamente pelo telefone (9217-8942), ou no final do dia por email pois vamos apurar e ver o porque dele não ter conseguido marcar a consulta.

2- Já autorizado pela DRa. Regina, os postos mais próximos do CEMUSA (Perpétuo e Rosário) devem buscar as pessoas na fila do CEMUSA para agilizar a marcação, os agentes comunitários podem ajudar nesta tarefa. A mesma parceria pode acontecer entre os PSF´S da Barra e Pimenteiras, conversem por telefone e entrem em um acordo.

A previsão é que ainda teremos mais alguns dias de marcação intensa, a chuva, a impaciência, a intolerância são nossos adversários nestes dias porém são nestas horas dificieis que um bom profissional se destaca. Procurem entender o problema e se possivel indicar soluções como o exemplo que colocarei abaixo :

A recepcionista Josiane do Perpétuo teve a seguinte percepção :

" Oi, Abel! Estive pensando sobre a marcação de consultas pro Dr. Pedro Talles, e vi que quem sabe muitos dos pacientes que vão até ele seja somente por querer receita, pois as receitas controladas especiais são para apenas um mês, então o paciente tem que retornar pra pegar outra. Não é como a receita de rotina q vale três meses. O paciente deve ser acompanhado e avaliado por seu médico no período de três meses se tudo estiver dentro da normalidade, se consiguissem uma soluçao para essas receitas de um mês, creio q diminuiria a procura e essa demanda tão grande pra ele. Pensei em uma assistente, secretária ou coisa do tipo que pudesse resolver os casos de receitas de pacientes q estão sendo acompanhados regularmente dentro dos três meses, para entrega de receita de um mês, quem sabe possa valer a pena ver sobre essa opção. Um abraço e espero q eu possa estar ajudando!!"

E você ???? Tem alguma coisa que você que você entenda que possa melhorar este sistema ?

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